UM SONHO QUE LEVOU 25 ANOS PARA SE REALIZAR

Table of Contents

O CBA foi fundado em 2018, mas desde 1999 as sementes de um sonho haviam sido lançadas. Em agosto daquele distante ano, Danielle Medeiros dava as primeiras aulas de português para um pequeno grupo de crianças, que denominou Projeto Brasil. Essa iniciativa não parou de evoluir, com o desenvolvimento e aprimoramento das metodologias utilizadas e o aumento contínuo do número de alunos. 

Quando Dani se juntou à Ana “Bacana” Teixeira e Ana Tereza Bobbio para a criação do CBA, uma grande meta foi estabelecida: ter uma sede capaz de reunir todas atividades educacionais e as principais iniciativas culturais que fossem se desenhando ao longo do tempo. 

Em dezembro de 2023, aquele grande objetivo foi concretizado, com o aluguel do prédio, na  N 620 Rd. 

São 12.000 sq ft de área útil. No  primeiro andar são seis salas de aula que, de segunda a sexta, acolhem as funções da nova pré escola bilingue, o Bilingual Minds Learning Center; e, aos sábados, se inserem nas atividades do Projeto Brasil (que ocupam todo o prédio, nesse dia). No segundo andar, as salas são     separadas por paredes corrediças, que permitem diferentes configurações de espaço, incluindo um auditório com capacidade de até 130 lugares. Estes espaços podem ser utilizados para palestras, conferências, mostras, encontros e bazares.  

Com o novo prédio, um outro efeito do grande sonho: a materialização do Brazilian American Cultural Center, onde um calendário de eventos ligados à cultura brasileira possa se ampliar, com iniciativas ligadas à música, literatura, cinema, artes plásticas , história, dança, etc  ; e atividades de apoio à comunidade brasileira, como cursos de desenvolvimento pessoal e profissional.  O novo prédio passa a abrigar também a nova Biblioteca, com mais de 3000 livros para leitores de todas as idades. 

Eventuais áreas não utilizadas podem ser alugadas para pessoas da comunidade interessadas em dispor de espaços confortáveis e de alta qualidade, para reuniões, palestras e eventos. 

Posts que talvez te interesse

PLACES: abertura da exposição de Osvaldo Bins tem grande público

Exposição na Cultura Brasil Austin celebra a arte do olhar e da permanência A exposição “Places”, do artista visual Osvaldo Bins Ely, inaugurada com uma concorrida versnissage, no dia 4 de abril, segue em cartaz na sede da Cultura Brasil Austin (CBA), oferecendo ao público uma travessia poética por lugares

Ler mais