PALESTRA SOBRE O GRANDE FOTÓGRAFO, SEBASTIÃO SALGADO

Table of Contents

O CBA recebeu uma palestrante muito especial no auditório do seu Brazilian American Cultural Center. O tema era fascinante: as duas facetas daquele que, provavelmente, é o mais importante e reconhecido fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. 

Surpreendentemente, quando o palestrante, Philip Hoelzel, perguntou quem tinha familiaridade com a obra de Salgado, a maior parte da plateia indicou que não. E a abordagem que se seguiu foi capaz de atender às expectativas dessas pessoas para quem quase tudo era novidade, tanto quanto de gente como eu, que já havia tido a oportunidade de ir a exposições desse nosso grande artista.  

Ao longo de 75 minutos, Philip percorreu os fatos mais importantes da biografia e da obra de Salgado e de sua esposa Lélia, parceira importantíssima no trabalho do marido. Na primeira parte, foi feito um paralelo entre a trajetória de vida do casal e seus principais projetos de fotografia, tudo fartamente ilustrado com imagens marcantes, produzidas a partir do olhar tão especial de Salgado, imagens resultantes da convivência do artista COM pessoas, objetos e cenários, em cada um daqueles projetos.

Na segunda parte, Philip nos relatou o verdadeiro milagre que Sebastião e Lélia conseguiram realizar na fazenda da família em Aymorés, onde ele nasceu e cresceu, no interior de Minas Gerais: um mega projeto de reflorestamento que trouxe de volta não só as árvores, como também a flora e a fauna originais. Philip nos falou também da sua visita do Instituto Terra (criado pelo casal), uma ONG que segue expandindo aquela vitoriosa empreitada, onde já foram plantadas mais de 2.5 milhões de árvores. Segundo ele, sua visita a Aimorés foi relevante também para a pesquisa que resultou no livro infanto-juvenil “Planting Hope”, que foi lançado em março de 2024. O livro, encantador, ilustrado pelo brasileiro Renato Alarcão,   apresenta ao público de língua inglesa a lição de vida de dois verdadeiros heróis brasileiros, que são Sebastião e Lélia Salgado.  

Philip, aplaudidíssimo ao final, mostrou-nos também, em primeira mão, um exemplar de seu novo livro, “Samba, the Heartbeat of a Community: Ailton Nunes Musical Journey”, confirmando que é, de fato, um apaixonado estudioso da cultura brasileira.  Em breve teremos um evento no CBA dedicado a este seu novo trabalho.   

A palestra foi também uma oportunidade para muitos, que ainda não conheciam nossas novas instalações, de visitarem o prédio e os diferentes espaços que estão disponíveis.

Posts que talvez te interesse

UMA VANTAGEM PARA TODA A VIDA

Bilingual Minds Learning Center é uma pré-escola bilingue e inclusiva que está dentro dos programas educacionais do CBA. Foi fundada no início de 2024, tendo como objetivo principal servir famílias de Austin e das cidades circunvizinhas que procuram um espaço seguro para o desenvolvimento e aprendizagem significativa para crianças de

Ler mais