Nossa Equipe

Ana Teixeira

Diretora

Original de São Paulo, formada pela PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Terapia Ocupacional. Em 1995 foi convidada aos Estados Unidos para atuar como terapeuta em escolas, hospitais e centros de reabilitaçāo para idosos.

Em 1998, mudou-se para o Texas, onde fez especialização em Terapia de Mão na cidade de Houston, área que atuou até meados de 2004.

De 2005 a 2011, teve a conhecida loja Ana Brasil, trazendo arte e artesanato de artistas de todos os cantos do Brasil e vendendo alimentos típicos. A loja tornou-se uma referência, “a segunda casa” para comunidade brasileira e caiu na simpatia dos Austinites.

E foi assim que surgiu o sonho de criar o Cultura Brasil Austin, unindo o ensino da língua portuguesa com a comunidade e cultura.

Ana adora, arte, viajar, e a cultura brasileira em todos seus aspectos.

Claudia Cordeiro

Administradora & Professora

Natural de Vitória (ES) é graduada em Ciências Econômicas e pós graduada em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhou como gerente de importação na Famex Importadora e Exportadora e também como gerente de desenvolvimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Vitória.

No Projeto Brasil trabalha como professora de português como língua de herança (PLH) e também colaborou no desenvolvimento de currículos. Também trabalha como professora substituta na Gateway College Preparatory School (K-12). Tem como missão divulgar a cultura brasileira e ensinar a língua portuguesa, especialmente para os filhos de brasileiros expatriados.

Ama contar histórias infantis e conectar a música ao ensino da língua portuguesa.




Danielle Medeiros

Especialista em Currículo e Tecnologia Instrucional

Nascida em Goiânia - GO é formada em Design Gráfico (Communication Design) e mestra em Educação com especialidade em aquisição de línguas e STEM. É também mestra em Tecnologias de Educação pela Texas State University.

Dedica-se a integração de tecnologia e STEM na educação, criação de cursos on-line e ao movimento Maker.

Desenvolve material didático específico para PLH, um currículo interdisciplinar de STEM com o foco no desenvolvimento de vocabulário, conhecimentos culturais e desenvolvimento de habilidades linguísticas e tecnológicas. Participa ativamente da comunidade de professores de PLH pelo mundo, compartilhando suas experiências e conhecimentos em conferências, cursos de capacitação para educadores e publicações em periódicos.

Adora viajar com a família, ler e aprender.


Alessandra Melo

Professora

Alessandra é psicóloga, educadora infantil e em Português como Língua de Herança, e educadora parental em Disciplina Positiva.

Expatriada, mora nos USA e atua na área da educação infantil há 12 anos. Sua paixão pela Língua de herança, começou há 8 anos atrás em Utah, onde o seu filho mais velho teve a oportunidade de estudar num programa de imersão em português.

Quando se mudou para Austin conheceu o Projeto Brasil, onde atua como educadora há 6 anos. Seus filhos tem essa oportunidade maravilhosa de manter o português como língua de herança.








Milena Ribeiro

Professora

Milena cresceu em uma cidade no interior do estado de São Paulo, chamada Piedade. Lá iniciou sua carreira como professora de Inglês quando tinha apenas 14 anos.

Quando chegou a hora de decidir o curso da faculdade, a paixão pelo idioma e pela sala de aula a levou a escolher o curso de Letras. Milena se graduou em 2006 pela Universidade de São Paulo - USP - em Bacharelado e Licenciatura em Letras.

Durante o período em que morou em São Paulo enquanto cursava a faculdade, continuou trabalhando como professora de Inglês e Português em escolas particulares próximas à Cidade Universitária.

Aos 23 anos realizou seu sonho de estudar nos Estados Unidos. Por aqui ficou e casou-se.

Mora em Austin desde 2008 com sua família formada pelo seu marido Alan, seu filho Bruno e a bebezona peluda de 4 patas chamada Lizzy. Como muitos Austinites, Milena adora descobrir novos lugares para caminhadas na natureza e aquele mergulho refrescante pelos lagos da região.

Após trabalhar por 6 anos para a empresa Apple, Milena está felicíssima em retornar à sala de aula e juntar-se ao time do Projeto Brasil e Cultura Brasil Austin.

Patricia Paz Veldink

Coordenadora em NJ e Professora

Em Breve!






















Marcia Maia

Professora de Desenho e Pintura

Marcia é paulistana, nascida e criada na capital de São Paulo.

Trabalhou 10 anos como professora de arte e desenho, em escolas como Portinari em São Paulo, e Senac e Bauhaus em Ribeirão Preto. Ilustrou e publicou livros para crianças em português.

Mudou para os Estados Unidos em 1998 onde começou a pintar e desenhar retratos e dar aulas particulares para adultos e crianças. Ensinou desenho e pintura na Universidade do Texas para adultos e adolescentes por 4 anos. Foi membro de galerias de arte em San Antonio e região.

Atualmente participa de vários eventos de arte, trabalha como professora de arte numa escola local, além de ser artista independente criando arte tradicional e digital.

Raquel Barreto

Professora

Raquel é gaúcha, nascida no interior do Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências Sociais em 2005, e logo após concluiu a pós-graduação em Gestão da Educação, ambos cursados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sua conexão com a educação esteve sempre presente ao longo de sua carreira profissional. Atuou como professora de Sociologia e História para alunos de 5º série ao 3º ano do Ensino Médio. Além disso, alguns anos antes de mudar para os Estados Unidos, trabalhou como gestora na área de qualificação e aperfeiçoamento de servidores da UFRGS.

Atualmente, se dedica aos estudos do Português como Língua de Herança. No Projeto Brasil, iniciou como professora no ano de 2020.

Ama viajar com a família, andar de bicicleta e ouvir música.

Nalva Pedroso

Professora

Natural de Piracicaba (SP) é formada em Magistério e Administração de Empresas.

Trabalhou como Supervisora de Tesouraria e Secretária Executiva por 20 anos, atuou como professora com ênfase em processos individuais e com crianças com deficiência intelectual. Estudou balé clássico por 10 anos e fez teatros. Participou de diversos trabalhos voluntários no Brasil e em escola primária em Austin - Texas.

Ama contar histórias, explorando a imaginação e se diverte junto com as crianças ao fazer dublagem de personagens.






















Roberta Mejia

Professora

Roberta é natural do Rio de Janeiro e mora nos EUA há 21 anos. É formada em Pedagogia e atualmente está fazendo Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Educacional. Ela tem trabalhado como educadora na educação infantil e no ensino fundamental desde 1999.

Roberta faz parte do time de professoras da Cultura Brasil e está muito feliz por ter a chance de poder ensinar as crianças e adolescentes a lingua portuguesa e expor seus alunos à nossa rica cultura brasileira.

No seu tempo livre, Roberta gosta de ir ao cinema, viajar e fazer yoga.






Ana Paula Prado

Professora

Ana Paula é brasileira do Triângulo mineiro, Ituiutaba, morando nos EUA desde 2018. ⠀⠀

Psicóloga Educacional, Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia , Mestra em Business.⠀⠀⠀

Atua no campo da Psicologia/Educação há 18 anos e Professora de Português como Segunda língua e língua de Herança desde 2018.

Entusiasmada pela vida, admiradora da natureza e apaixonada por aprender e ensinar. Gosta de viajar e colecionar experiências, bem mineira não dispensa um cafezinho com os amigos.








Adriana Martins

Professora

Adriana Martins é Fonoaudióloga, formada na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Pós-Graduada em Distúrbios da Voz Falada e em Psicomotricidade. Trabalhou por 5 anos na educação de crianças com deficiência auditiva, no sistema público de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Adriana também trabalhou como fonoaudióloga por 7 anos em seu próprio consultório, até mudar-se para os Estados Unidos. Formou-se em Zen Shiatsu em 2003 pela Academy of Oriental Medicine, e atua na área até hoje. Fez parte do programa de Cultura Brasileira para a o Projeto Brasil. É consultora de português para a empresa Intisun Training and Language Services. Adriana adora dança e música. Faz caminhadas diárias e anda de bicicleta nas horas vagas. É voluntária do Austin Partners of Education desde 2007, e do Austin Children's Shelter desde 2011.












Guilherme Torres

Mestre de Capoeira

Guilherme Torres "Mestre Pinga Fogo", nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo.

Iniciou na capoeira com apenas 4 anos pela influência de seu tio/mestre. Viajou por muitos estados brasileiros participando de aulas, oficinas, campeonatos e eventos de capoeira.

Em Dezembro de 2002, se graduou no curso de Educação Física na Universidade de Taubaté (UNITAU).

Guilherme ensina capoeira para crianças e adultos desde 1995, porém em Setembro de 2003, se mudou para o estado de Connecticut convidado para trabalhar em uma cia de shows (Young Audiences of CT), onde teve a oportunidade de se apresentar em várias escolas, universidades, museus e TV.

Depois de 10 anos morando em CT e cansado do frio decidiu se mudar para Austin, TX onde mora atualmente com sua esposa Joy e seu filho Benjamin.

Comissão de Educação

Daniela Lopes

Comissão de Educação e Atividades Pré-Escolares

Sandra Prado

Comissão de Educação

Fabiana Roller

Biblioteca

Raquel Barreto

Comissão de Educação

Alessandra Melo

Comissão de Educação

Marina Oliveira

Comissão de Educação

EnglishPortuguese