Nossa Equipe

Ana Teixeira

Diretora

Original de São Paulo, formada pela PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Terapia Ocupacional. Em 1995 foi convidada aos Estados Unidos para atuar como terapeuta em escolas, hospitais e centros de reabilitaçāo para idosos.

Em 1998, mudou-se para o Texas, onde fez especialização em Terapia de Mão na cidade de Houston, área que atuou até meados de 2004.

De 2005 a 2011, teve a conhecida loja Ana Brasil, trazendo arte e artesanato de artistas de todos os cantos do Brasil e vendendo alimentos típicos. A loja tornou-se uma referência, “a segunda casa” para comunidade brasileira e caiu na simpatia dos Austinites.

E foi assim que surgiu o sonho de criar o Cultura Brasil Austin, unindo o ensino da língua portuguesa com a comunidade e cultura.

Ana adora, arte, viajar, e a cultura brasileira em todos seus aspectos.

Claudia Cordeiro

Administradora & Professora

Natural de Vitória (ES) é graduada em Ciências Econômicas e pós graduada em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhou como gerente de importação na Famex Importadora e Exportadora e também como gerente de desenvolvimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Vitória.

No Projeto Brasil trabalha como professora de português como língua de herança (PLH) e também colaborou no desenvolvimento de currículos. Também trabalha como professora substituta na Gateway College Preparatory School (K-12). Tem como missão divulgar a cultura brasileira e ensinar a língua portuguesa, especialmente para os filhos de brasileiros expatriados.

Ama contar histórias infantis e conectar a música ao ensino da língua portuguesa.




Danielle Medeiros

Especialista em Currículo e Tecnologia Instrucional

Nascida em Goiânia - GO é formada em Design Gráfico (Communication Design) e mestre em Educação com especialidade em aquisição de línguas e STEM. É também mestre em Tecnologias de Educação pela Texas State University.

Dedica-se a integração de tecnologia e STEM na educação, criação de cursos on-line e ao movimento Maker.

Desenvolve material didático específico para Português como Língua de Herança, um currículo interdisciplinar de STEM com o foco no desenvolvimento de vocabulário, conhecimentos culturais e desenvolvimento de habilidades linguísticas e tecnológicas. Participa ativamente da comunidade de professores de PLH pelo mundo, compartilhando suas experiências e conhecimentos em conferências, cursos de capacitação para educadores e publicações em periódicos.

Adora viajar com a família, ler e aprender.

Guilherme Torres

Mestre de Capoeira

Guilherme Torres "Mestre Pinga Fogo", nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo.

Iniciou na capoeira com apenas 4 anos pela influência de seu tio/mestre. Viajou por muitos estados brasileiros participando de aulas, oficinas, campeonatos e eventos de capoeira.

Em Dezembro de 2002, se graduou no curso de Educação Física na Universidade de Taubaté (UNITAU).

Guilherme ensina capoeira para crianças e adultos desde 1995, porém em Setembro de 2003, se mudou para o estado de Connecticut convidado para trabalhar em uma cia de shows (Young Audiences of CT), onde teve a oportunidade de se apresentar em várias escolas, universidades, museus e TV.

Depois de 10 anos morando em CT e cansado do frio decidiu se mudar para Austin, TX onde mora atualmente com sua esposa Joy e seu filho Benjamin.

Ana Paula Prado

Professora

Ana Paula é brasileira do Triângulo mineiro, Ituiutaba, morando nos EUA desde 2018. ⠀⠀

Psicóloga Educacional, Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia , Mestra em Business.⠀⠀⠀

Atua no campo da Psicologia/Educação há 18 anos e Professora de Português como Segunda língua e língua de Herança desde 2018.

Entusiasmada pela vida, admiradora da natureza e apaixonada por aprender e ensinar. Gosta de viajar e colecionar experiências, bem mineira não dispensa um cafezinho com os amigos.


Adriana Martins

Professora

Adriana Martins é Fonoaudióloga, formada na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Pós-Graduada em Distúrbios da Voz Falada e em Psicomotricidade.

Trabalhou por 5 anos na educação de crianças com deficiência auditiva, no sistema público de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Adriana também trabalhou como fonoaudióloga por 7 anos em seu próprio consultório, até mudar-se para os Estados Unidos.

Formou-se em Zen Shiatsu em 2003 pela Academy of Oriental Medicine, e atua na área até hoje.

Fez parte do programa de Cultura Brasileira para a o Projeto Brasil.

É consultora de português para a empresa Intisun Training and Language Services. Adriana adora dança e música. Faz caminhadas diárias e anda de bicicleta nas horas vagas.

É voluntária do Austin Partners of Education desde 2007, e do Austin Children's Shelter desde 2011.



Renata Garanito

Professora

Renata Garanito nasceu no Rio de Janeiro, morou em São Paulo por 5 anos e se mudou para Austin em janeiro de 2022. É mestre e PhD em Administração e atuou como pesquisadora e professora em universidades públicas no Brasil.

Com o nascimento da filha e a mudança para Austin, encontrou no Projeto Brasil a oportunidade de retornar à sala de aula e voltar a fazer o que mais ama: ensinar e aprender.

Nas horas vagas, Renata gosta de nadar, andar de bicicleta, assistir séries na tv e passear com sua família.


Raquel Barreto

Professora

Raquel é gaúcha, nascida no interior do Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências Sociais em 2005, e logo após concluiu a pós-graduação em Gestão da Educação, ambos cursados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sua conexão com a educação esteve sempre presente ao longo de sua carreira profissional. Atuou como professora de Sociologia e História para alunos de 5º série ao 3º ano do Ensino Médio. Além disso, alguns anos antes de mudar para os Estados Unidos, trabalhou como gestora na área de qualificação e aperfeiçoamento de servidores da UFRGS.

Atualmente, se dedica aos estudos do Português como Língua de Herança. No Projeto Brasil, iniciou como professora no ano de 2020.

Ama viajar com a família, andar de bicicleta e ouvir música.


Priscila Hargett

Professora

Priscila Hargett nasceu e cresceu em Fortaleza, capital do Ceará, até os seus 18 anos, quando se mudou para os Estados Unidos em 2008. Hoje é educadora domiciliar para as suas duas filhas em Springfield, Missouri.

Formada em psicologia pelo College of the Ozarks em 2013, Priscila sempre se identificou com o ensino infantil. Com anos de experiência em sala de aula e online, Priscila já trabalhou com crianças do pré-escolar até o ensino médio.

Depois de ter suas filhas, ela descobriu a importância do Português como Língua de Herança, uma ferramenta importante no ensino das duas. Priscila está super empolgada para começar a trabalhar com o Projeto Brasil.

Laura Junqueira

Professora

Laura Junqueira é natural da pequena e pitoresca Antônio Prado, na Serra Gaúcha, onde cresceu vendo na prática o processo de aquisição de uma língua de herança, com o dialeto italiano ainda falado no dia-a-dia em toda a cidade e região.

Começou a estudar inglês aos 7 anos e já desde adolescente ensinou inglês para crianças. Sua paixão por línguas e culturas, a levou a estudar espanhol, francês e mandarin, e a participar de um programa de intercâmbio de um ano nos EUA aos 16 anos.

Graduou-se em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), iniciando sua carreira corporativa no Brasil e continuando-a nos EUA após sua mudança em 2010. Durante este período, também trabalhou com traduções técnicas e acadêmicas.

A maternidade voltou sua atenção para a sua própria língua e cultura, e estabeleceu o plurilinguismo dentro de casa. Além disso, a maternidade fomentou uma nova curiosidade e paixão pelo estudo da educação e desenvolvimento infantil. Desde sua mudança para Austin em 2019, Laura passou a dedicar-se inteiramente a todos estes temas na sua própria família e trabalhando com organizações que os promovem.

Roberta Mejia

Professora

Roberta é natural do Rio de Janeiro e mora nos EUA há 21 anos. É formada em Pedagogia e atualmente está cursando Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Educacional. Ela trabalha como educadora na área de educação infantil e no ensino fundamental desde 1999.

Roberta faz parte da equipe de professoras da Projeto Brasil/Cultura Brasil e está muito feliz por ter a chance de poder ensinar crianças e adolescentes a língua portuguesa e expor seus alunos à cultura brasileira.

No seu tempo livre, Roberta gosta de ir ao cinema, viajar, e fazer yoga.


Anelise Caldonazzo

Professora

Anelise é de Minas Gerais, terra do pão de queijo. Quando se mudou para Austin conheceu o Projeto Brasil e ficou encantada com a proposta de manter a língua de herança agora necessária para os netos. 

É formada em pedagogia e neuropsicopedagogia com mestrado em saúde da criança e do adolescente na UNICAMP.  

Iniciou sua carreira como professora quando cursava o ensino médio. Sempre interessada em ver como as crianças se envolviam com a aprendizagem. Passou pela coordenação de escolas no Brasil na educação infantil e ensino fundamental. A partir de 2000 fez atendimentos às crianças com dificuldade de aprendizagem, assunto que resulta em boas memórias.  

Gosta muito de uma boa conversa, ler bons livros, ver filmes de época e tomar um cafezinho.


Patricia Paz Veldink

Coordenadora em NJ e Professora

Patrícia é paulista e mora nos EUA desde 2005. Formada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, ela participou do Programa de Formação de Professores de Língua de Herança da Plurall by BeM e está fazendo pós graduação em Bilinguismo pelo Instituto Singularidades.

Ela é professora de PLE e PLH desde 2013. Mãe de três meninos teuto-brasileiros, ela começou a ler livros em português para seus filhos e criou um projeto voluntário de leitura para a comunidade lusófona da biblioteca pública de Princeton na Nova Jersey em 2005.

Patrícia ama livros infantis, longas viagens de carro e café! Ela divide seu amor pelos livros com a comunidade local em sua mini biblioteca que fica em frente a sua casa.

Franciele Schambeck

Professora

Franciele Schambeck é atriz, palhaça e iluminadora nascida em Passo Fundo. Graduada em pela Universidade de Passo Fundo, continuou os seus estudos com mestres em teatro físico e palhaçaria como Ricardo Pucetti, Carlos Simioni, Naomi Silman e Ana Cristina Colla/ Lume Teatro, Eugênio Barba e Julia Varley/ Odin Teatret/ Dinamarca, Lina Della Rocca/ Ponte dos Ventos, entre outros.

Desde 2010, como iluminadora do Grupo Ritornelo de Teatro e do teatro Depois da Chuva, viajou pelo sul do Brasil apresentando espetáculos infantis e adultos. Seus mais novos trabalhos incluem - IN PULSE - uma ação performativa de mãos dadas com a fotografia, a criação, direção de arte e performance no projeto “9inha, não!", do curso de museologia da UFSC e a criação de espetáculo solo de palhaçaria com direção de Ricardo Puccetti- Lume Teatro.

Atualmente faz parte do Cabaré Pescoço- Pesquisa Continuada de Palhaças e Palhaços, composto por artistas de todas as regiões do Brasil. Formada pelo curso do Instituto de Cultura Popular Brincante/SP, como educadora e brincante de cortejos e danças brasileiras.


Sergia Kelling

Em Breve

Comissão de Educação

Daniela Lopes

Comissão de Educação e Atividades Pré-Escolares

Sandra Prado

Comissão de Educação

Fabiana Roller

Biblioteca

Raquel Barreto

Comissão de Educação

Alessandra Melo

Comissão de Educação

Marina Oliveira

Comissão de Educação