DIRETORIA

Ana Teixeira

Presidente

Original de São Paulo, formada pela PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Terapia Ocupacional. Em 1995 foi convidada aos Estados Unidos para atuar como terapeuta em escolas, hospitais e centros de reabilitaçāo para idosos.

Em 1998, mudou-se para o Texas, onde fez especialização em Terapia de Mão na cidade de Houston, área que atuou até meados de 2004.

De 2005 a 2011, teve a conhecida loja Ana Brasil, trazendo arte e artesanato de artistas de todos os cantos do Brasil e vendendo alimentos típicos. A loja tornou-se uma referência, “a segunda casa” para comunidade brasileira e caiu na simpatia dos Austinites.

Atualmente, coordena e atua na Ana Brazil Home Organization e se dedica a Arte. Adora, arte, viajar, e a cultura brasileira em todos seus aspectos.

Luciane dos S. Gonçalves

Secretária e Tesoureira

Luciane dos Santos Gonçalves, procedente de Itajaí, SC, Brasil, é bacharel em Ciências Contábeis pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, Master Business Administration pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, Curso de Finanças, Auditoria e Controladoria. Atua na área financeira e controladoria há mais de 20 anos.

Tem grande vocação para o Terceiro Setor, tendo atuado por 11 anos na Associação Passos de Integração - proteção à criança e adolescente -, bem como no associativismo patronal, onde participou e coordenou a Câmara da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Itajaí.

Luciane é casada com Raciel Gonçalves Junior há 33 anos e mudou-se para os Estados Unidos em agosto de 2019, a princípio morou na Califórnia onde vive sua filha, mas por influências de amigos conheceu e escolheu a cidade de Round Rock – Texas para residir.


Claudia Cordeiro

MEMBRO

Natural de Vitória (ES) é graduada em Ciências Econômicas e pós graduada em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhou como gerente de importação na Famex Importadora e Exportadora e também como gerente de desenvolvimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Vitória.

No Projeto Brasil trabalha como professora de português como língua de herança (PLH) e também colaborou no desenvolvimento de currículos. Também trabalha como professora substituta na Gateway College Preparatory School (K-12). Tem como missão divulgar a cultura brasileira e ensinar a língua portuguesa, especialmente para os filhos de brasileiros expatriados.

Ama contar histórias infantis e conectar a música ao ensino da língua portuguesa.

Alvaro Esteves

Diretor Executivo

Consultor e escritor, há mais de vinte anos conduz workshops sobre Gestão do Tempo. É autor dos livros “Uma Questão de Tempo”, “Tempo Orgânico” e ”Gerente Animador”.

Foi executivo da IBM, no Brasil e na Europa, e VP da agência de Publicidade FCB Brasil. É mestre em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas e tem grande experiência em marketing e comunicação, bem como sustentabilidade corporativa.

Carioca da gema, vive em Cedar Park, Texas e é Diretor da Cultura Brasil Austin.

Adora estar com as filhas, genros e netos que também vivem por aqui. Escreveu, com cada um dos netos, dois livros infanto juvenis - “D8 Robot and the Red Ballon” e “As aventuras de Lucas e o robô dragão”.

Gosta de cozinhar, escrever, meditar e envolver-se com a cultura brasileira em Austin.

Ana Tereza Bobbio

MEMBRO

Nascida em Linhares (Espírito Santo). Em 1984 chegou ao Estados Unidos, Massachusetts onde viveu até quando mudou-se para Houston, Texas, onde trabalhou vários anos para Compaq Computers.

Atualmente é proprietária, juntamente com o esposo, da Globotur Travel Services, agência de viagem especializada em turismo para a América do Sul, mas com foco maior em viagens ao Brasil.

Em 2014, logo após mudar-se para Austin, iniciou no Facebook o grupo MBA – Mulheres Brasileiras em Austin, que conta hoje com mais de 1.500 participantes.








Danielle Medeiros

MEMBRO

Nascida em Goiânia - GO é formada em Design Gráfico (Communication Design) e mestre em Educação com especialidade em aquisição de línguas e STEM. É também mestre em Tecnologias de Educação pela Texas State University.

Dedica-se a integração de tecnologia e STEM na educação, criação de cursos on-line e ao movimento Maker.

Desenvolve material didático específico para Português como Língua de Herança, um currículo interdisciplinar de STEM com o foco no desenvolvimento de vocabulário, conhecimentos culturais e desenvolvimento de habilidades linguísticas e tecnológicas. Participa ativamente da comunidade de professores de PLH pelo mundo, compartilhando suas experiências e conhecimentos em conferências, cursos de capacitação para educadores e publicações em periódicos.

Adora viajar com a família, ler e aprender.

Coordenadores, Membros de Comissões e Apoiadores

Tatiana Mariano

Coordenadora de Voluntários & Finanças

Raphaela Rodrigues Soliz

Coordenadora Geral

Sirlania Peterle

Comissão de Eventos

Sandra Prado

Comissão de Educação

Fabiana Roller

Biblioteca

Barbara Migliorin

Comissão de Eventos

Raquel Barreto

Comissão de Educação

Alessandra Melo

Comissão de Educação

RACIEL GONÇALVES JR.

Website Coordenador de Conteúdo

Ana Júlia Vasconcellos

Divulgação

Daniela Lopes

Comissão de Educação e Atividades Pré-Escolares

Marina Oliveira

Comissão de Educação

ESTATUTO (Bylaws)

Bylaws of as adopted by the Board of Directors. These bylaws constitute the code of rules adopted by Cultura Brasil Austin (hereafter “the Corporation”) for the regulation and management of its affairs. Cultura Brasil Austin is a nonprofit corporation organized under the Texas Business Organization Code (referred to as the “Code”).